Nova certificação da Anvisa pode agilizar vacina contra a Covid-19 no Brasil @ 01 Dec 2020
(crédito:

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ganhou, ontem, um selo internacional que pode agilizar a certificação de uma vacina contra a covid-19. A entidade foi aprovada para participar do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (em inglês PIC/S), uma iniciativa internacional que reconhece excelência em boas práticas de fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos para consumo humano.

Outros benefícios desta certificação são: a realização de tratados bilaterais e multilaterais entre agências reguladoras; medicamentos mais competitivos, uma vez que são supervisionados por uma autoridade sanitária com critérios considerados de altíssima qualidade; desburocratização das exportações, o que aumenta o acesso a outros mercados.

Fiscalização na China
Ao mesmo tempo, técnicos da Anvisa iniciaram as inspeções nas fábricas chinesas produtoras de vacinas contra a covid-19. O procedimento serve para verificar as boas práticas de fabricação, etapa necessária para o autorizar o registro do imunizante, necessário para as empresas comercializarem o medicamento no Brasil. A equipe já estava na China desde meados de novembro, mas só pôde começar as avaliações após 14 dias de quarentena.

O trabalho começou pela visita à Sinovac, responsável pela produção da CoronaVac, e deve seguir até sexta-feira. Começaram a ser avaliados os pontos do sistema de gestão da qualidade farmacêutica, como os gerenciamentos de risco, de documentos e plano mestre de validação.




Multiclinic - https://www.multiclinic.com.br