Ortopedista em Fortaleza

A Ortopedia é a especialidades médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, relacionados ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de Ortopedia e Traumatologia.

Existem doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedista como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

Ortopedia em Fortaleza

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão). As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

Embora a traumatologia pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e musculares tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna. O trauma abdominal é visto pelo cirurgião geral, o trauma craniano pelo neurocirurgião, o trauma de tórax frequentemente é avaliado pelo ortopedista porém as suas complicações, Hemotórax, Pneumotórax, são avaliados pelo cirurgião torácico ou pelo cirurgião Geral.
Se tiver dúvidas, doenças ou fraturas (Ossos e músculos) consulte o médico.

Fonte: Wikipedia

Livre: (85) 3081-4338