Gastropediatra em Fortaleza

A gastropediatria dedica-se ao atendimento de crianças e adolescentes com doenças do aparelho digestivo. Exemplos: Alergias alimentares, intolerância à lactose, Refluxo Gastroesofágico, constipação, dor abdominal, doenças do fígado e vias biliares.

Gastropediatra e o refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago ou mais acima. Entre o esôfago e o estômago existem vários tipos de mecanismos de proteção contra o refluxo, mas esses mecanismos não funcionam bem nos bebês, por imaturidade. No estômago existe o ácido gástrico, necessário para a digestão dos alimentos. O que volta então é um líquido ácido. Esse ácido não pode permanecer normalmente no esôfago. Se isso acontecer ele pode ocasionar inflamação do esôfago e dor, que seria o correspondente da azia nas crianças maiores e nos adultos.

Na faixa etária dos bebês, os principais sintomas são as cólicas, o choro excessivo, e o não ganho de peso. Nas crianças maiores, os principais sintomas são as dores abdominais, as diarreias, o sangue nas fezes, as náuseas, os vômitos e a constipação intestinal.

A doença do Refluxo pode ser tratada com medidas como dar comida em menor quantidade e mais frequentemente ou então elevar a cabeceira da cama. Nas crianças maiores procura-se que não haja exageros em comidas gordurosas, apimentadas, refrigerantes, chocolates e o leite, que pode provocar azia.

Fonte: Internet

Aluguel: (85) 98501-6282